Curso pré-vestibular vs. estudar por conta própria: qual a melhor opção?

Curso pré-vestibular vs. estudar por conta própria: qual a melhor opção?

No início da preparação, uma das dúvidas que surgem nos alunos é sobre realizar um curso pré-vestibular ou estudar por conta própria. Não existe certo ou errado no planejamento da rotina para o vestibular. 

Cada estudante tem uma realidade particular, que vai influenciar na decisão final. Mesmo assim, as estratégias de estudos oferecem diferentes vantagens e desvantagens, o que torna a escolha um desafio. Até porque, a opção irá impactar nos resultados no vestibular. 

Este artigo desvenda os prós e os contras de estudar em um curso pré-vestibular ou em casa de forma independente, ajudando na escola. Assim, poderá decidir chegar confiante e preparado para as provas. Vamos lá?

Entenda as diferenças entre curso pré-vestibular e estudar por conta própria

A primeira particularidade é o ambiente de ensino. Nos estudos por conta própria, o aluno terá de utilizar os espaços de sua casa ou outras alternativas, como as bibliotecas. 

Por outro lado, no curso pré-vestibular, o vestibulando poderá utilizar a sala de aula e demais estruturas, como sala de estudos individualizadas, que são organizadas para potencializar o aprendizado. A segunda diferença é a chance de conviver diariamente com quem está na mesma jornada. Esses dois pontos podem ser fundamentais para conseguir ter motivação e manter a constância.

Mesmo que faça parte de grupos em redes sociais, que nem sempre recomendamos, estudar por conta própria é um caminho mais individualizado. Outro diferencial dos cursos é o conhecimento e a experiência em preparar para as principais provas de vestibulares. 

Além disso, a equipe de professores domina o conteúdo e a estrutura do exame. Quem estuda em casa de forma independente, precisa ter capacidade de separar os conteúdos cobrados de forma direta e os que precisam ser estudados como pré-requisito para compreensão de outros mais complexos. 

Essas diferenças impactam nos prós e nos contras do curso pré-vestibular e do estudo por conta própria. Por isso, as próximas partes do artigo aprofundam as particularidades de cada estratégia de preparação. 

Vantagens e desvantagens de estudar em um curso pré-vestibular

Ao optar pelo curso preparatório, o estudante tem acesso a uma estrutura e suporte especializado, que proporcionam a disciplina necessária para chegar confiante na prova. Em cada aula, os professores focam em conteúdos que serão cobrados no vestibular com formas mais simples de se apresentar o conteúdo, do que geralmente aparecem nos livros ou na internet.  

Bons cursos preparatórios também oferecem apoio como monitorias, acompanhamentos acadêmicos e psicológicos e ferramentas digitais eficientes. Esses apoios podem fazer diferença significativa no rendimento do aluno.

O ambiente de estudo é mais uma vantagem do curso pré-vestibular. Na maioria das instituições, os espaços de convivência aproximam alunos, que estão na mesma jornada, ajudando a manter o comprometimento e a motivação. Sem falar nos projetos de estudos individualizados ou em grupo com o corpo docente. 

Contudo, o curso pré-vestibular também traz desafios. O principal deles é o custo dos serviços que, quando de qualidade, podem não ser baratos. 

Benefícios do curso: estrutura, disciplina e suporte especializado 

Em um curso pré-vestibular, a estrutura é organizada para potencializar a aprendizagem. Além da sala de aula, os alunos aproveitam o espaço de convivência e ambientes para estudos em grupo ou individuais. Tudo é pensado para aumentar a concentração e o foco do aluno, desde o piso até a iluminação.  

Mais uma vantagem é o cronograma estruturado para cada dia da semana, que reúne as matérias e os conteúdos do exame. Isso ajuda a manter a disciplina do vestibulando em toda a preparação, formando uma rotina de estudos que facilita e ajuda o aluno a ter constância. 

No curso pré-vestibular, o corpo docente é especializado. São profissionais acostumados ao processo, com amplo conhecimento das disciplinas e das questões que já apareceram em provas anteriores, conhecendo melhor o formato de abordagem dos conteúdos.

Assim, eles aprofundam o que realmente é importante, deixando o aluno super pronto para a prova. O suporte se estende também aos projetos de redação e às monitorias para tirar dúvidas. 

Como o curso ajuda a criar um ambiente de estudo motivador 

O período de preparação para o exame é longo e dispendioso, podendo durar de um semestre a alguns anos. Com tanto tempo de estudos, podem aparecer o cansaço e a insegurança. 

Uma das vantagens do curso é o convívio com pessoas que têm o mesmo objetivo: a aprovação na graduação dos sonhos. Por todos estarem na mesma jornada, o ambiente do pré-vestibular é um estímulo durante os estudos.

Além disso, alguns cursos oferecem o apoio psicológico, que auxilia bastante nesse processo de autoconfiança e perseverança.   

Desafios do curso: custo, tempo e adaptação ao método de ensino 

Entrar em um curso pré-vestibular envolve muitos custos: taxa de matrícula, mensalidades, materiais de estudos, valor com deslocamento e refeições, entre outros. Nem sempre a condição financeira permite pagar o preparatório. 

Mais um desafio é o tempo disponível para a preparação. Caso ainda esteja no ensino médio, pode ser difícil conciliar a rotina. Existem cursos, como PLUS Pré vestibulares, que oferecem opções de aulas no período vespertino mas, ainda assim, o processo é cansativo e demanda esforço. Além disso, o método de ensino e a grade de aulas, que todos precisam assistir no mesmo horário, reduzem a autonomia do estudante. 

Estudar por conta própria: os prós e contras dessa escolha

Caso tenha dificuldades para custear o curso pré-vestibular ou esteja sem interesse ou tempo, a opção é se preparar de forma independente. A principal vantagem da escolha é a flexibilidade de horários, além da economia e da facilidade de estudar em casa, que nem todos se adaptam de forma produtiva. 

Também é importante ter condições de organizar um cronograma de estudos completo, que reúna as matérias e os principais conteúdos. Sem falar que não existe um cronograma de aula com professor em sala, tornando ainda mais desafiador fugir das distrações. 

Vantagens de estudar sozinho: flexibilidade e autonomia 

Estudar em casa permite adequar os horários e métodos de aprendizado com o que funciona melhor para o seu caso. O vestibulando tem autonomia para estabelecer o tempo dedicado para cada matéria e para os simulados. 

Caso tenha dificuldade para organizar um cronograma de estudos, existem ferramentas e aplicativos na internet que ajudam. É possível também aprender como estruturar seu tempo em nosso artigo clicando aqui. 

Dificuldades enfrentadas ao estudar por conta própria

Com a autonomia na distribuição do tempo de preparação, o aluno também ganha grandes responsabilidades. Ele precisa organizar os períodos sem deixar nada de fora, o que pode ser um desafio maior para quem faz o vestibular pela primeira vez. 

Há ainda a ausência de um professor para tirar dúvidas e auxiliar de diversas formas, desde os conteúdos que mais caem passando as dicas ou com os populares macetes, que ajudam na hora de lembrar as fórmulas de física, matemática e química, por exemplo. 

O risco da falta de disciplina e organização nos estudos independentes

A última desvantagem está relacionada com a dedicação e com o foco durante a preparação. É fundamental que o vestibulando tenha comprometimento e disciplina para estudar por conta própria. 

Sem o compromisso de ir para a aula, como é o caso de quem faz curso pré-vestibular, escapar das distrações será mais complicado. Para manter a concentração, a dica é intercalar os ambientes de estudos, não ficando apenas em casa. 

É possível ir às bibliotecas públicas da cidade ou das universidades, por exemplo. Mais uma dica para manter a disciplina é ficar longe do celular e, por consequência, das redes sociais. 

Comparando os resultados: o impacto das estratégias de estudo na aprovação

Independentemente do caminho escolhido, o resultado desejado ao final da jornada é a aprovação na graduação dos sonhos. Mais do que conhecer as vantagens e desvantagens em cada tipo de preparação, conhecer o impacto das estratégias contribui para a melhor decisão. 

As principais diferenças do curso pré-vestibular e do estudo por conta própria são o ambiente de aprendizado, suporte especializado e a disciplina em seguir o cronograma. 

A aprovação do aluno vai além da escolha da estratégia. O resultado também é influenciado pelo comprometimento em estudar durante o longo período de preparação. Por isso, em geral,  por terem mais motivação e organização em seus estudos, alunos de cursos preparatórios tendem a ter resultados mais positivos.

Curso Pré-Vestibular vs. estudo independente

No último vestibular da Universidade de Brasília (UnB), 13,2 mil estudantes disputaram 2 mil vagas. Os cursos de maior concorrência por vaga foram Medicina, Psicologia, Ciência da Computação, com 211,75, 39,44 e 32,20 inscritos por vaga, respectivamente. 

Com tantos candidatos em busca do ingresso nas melhores universidades, os cursos  pré-vestibular são o caminho mais confiável para o ingresso nas graduações mais concorridas das universidades. 

As instituições de ensino reúnem ambiente propício ao estudo e suporte especializado para deixar com preparação adequada para a prova. 

Exemplos de como a preparação estruturada pode fazer a diferença

A graduação que o estudante pretende realizar também interfere na decisão entre curso pré-vestibular e se preparar de forma independente. Caso pretenda ingressar em um curso concorrido, como Medicina, Psicologia e Ciência da Computação, o melhor é optar pelo curso preparatório. 

Em alguns cursos, a disputa é menor. Nesses casos, pode dar preferência para estudar por conta própria. Mesmo que estudando sozinho a jornada seja mais desafiadora, pode ser possível conquistar a aprovação. 

Curso pré-vestibular Plus Aprendizagens: o melhor dos dois mundos na preparação para o vestibular 

Na Plus Aprendizagens, o estudante tem suporte especializado no melhor curso pré-vestibular de Brasília. Com uma equipe de professores divertida, didática e qualificada, o aluno recebe uma preparação focada em alto desempenho. 

Com turmas reduzidas de até 40 alunos, o ambiente é propício ao aprendizado. Além disso, a equipe diretiva está sempre disponível para oferecer suporte aos alunos, pais e professores. 

Nos cursos preparatórios, uma das propostas é o aprendizado colaborativo. Os professores incentivam o estudo sem competição. Isso ajuda o aluno a entender que a jornada depende da evolução individual, ou seja, sem comparação. 

Como a Plus Aprendizagens combina suporte especializado e autonomia do aluno 

Na Plus, o estudante tem orientações individuais quinzenais para montagem de planos de estudos personalizadas, análise de resultados de simulados, discussão sobre estratégias de estudos e de provas. São momentos para identificar o progresso e fazer ajustes, conforme as necessidades do vestibulando. 

Também tem monitorias presenciais diárias com professores do curso, e aulas particulares pelo  aplicativo Tutor Mundi, disponível para estudo 24h por dia, em que o aluno pode tirar dúvidas com professores de todo o Brasil .

Para monitorar o lado emocional ao longo da preparação, todos os meses os estudantes são atendidos por psicólogos. Desta forma, a Plus oferece suporte especializado ao mesmo tempo que respeita a autonomia do aluno, com planos de estudos, monitorias personalizadas e acompanhamento psicológico. 

Estruturas de ensino flexíveis que se adaptam às suas necessidades 

A Plus tem ambientes planejados para estudo durante as aulas e no contraturno. O estudante conta com duas salas de estudos, que têm baias individuais, cadeiras acolchoadas e confortáveis. 

Os espaços são climatizados e isolados acusticamente, proporcionando conforto para o aluno render muito. Para a segurança de todos, os ambientes são monitorados com câmera. 

Em sala de aula, também climatizadas e isoladas, as mesas cadeiras são super confortáveis. Mais um espaço pensado para potencializar o aprendizado é o espaço de convivência, com área externa.  

Depoimentos de alunos que trocaram o estudo independente pelo cursinho

“Meu nome é Luiz, tenho 19 anos e quero passar em Medicina. Conheci a PLUS pelo Google e indicação dos amigos. Meu período aqui está sendo legal, estou conseguindo estudar certinho, os simulados são muito bons. O diferencial da PLUS é o atendimento individualizado, que quando eu estava fazendo meus estudos sozinho com plataformas onlines eu não tinha e eu pude perceber o quanto eu evolui depois que vim para cá”.

Qual a melhor escolha para você? 

O resultado no vestibular passa pela escolha entre curso pré-vestibular e estudar por conta própria. Para recapitular as vantagens e desvantagens, abaixo apresentamos um resumo de cada uma das estratégias de preparação:

Vantagens do Curso Pré-Vestibular

– Estrutura completa;

– Suporte especializado;

– Ambiente motivador.

Desvantagens do Curso Pré-Vestibular

– Custos envolvidos.

Vantagens de estudar por conta própria

– Flexibilidade no horário;

– Maior autonomia.

Desvantagens de estudar por conta própria

– Manter a disciplina;

– Sem professores para tirar dúvidas;

– Organização dos estudos sozinho.

Analisando seu perfil de estudo para tomar a decisão certa 

Cada estudante tem diferentes demandas de aprendizagem para o vestibular. Os cursos mais concorridos precisam de uma preparação mais completa para ingressar na faculdade. 

Entenda se você tem tendência a procrastinar, se consegue ter disciplina para continuar estudando mesmo sem acompanhamento e se conseguirá aprender, tirar dúvidas e buscar ajuda sozinho. Se a resposta é não, procure um curso preparatório!

Invista na sua preparação com o curso pré-vestibular da Plus Aprendizagens 

Na Plus, os cursos são preparados para o estudante conquistar a vaga nos vestibulares e nos processos seletivos das melhores faculdades do Brasil. As turmas têm foco em alto desempenho, com estruturas adaptadas para diferentes rotinas e pensadas para cada perfil de aluno. Confira as turmas a seguintes:

Turmas Potencial Anual Matutino 

São turmas muito robustas, com conteúdo visto ao longo de todo o ano, com um dos maiores e mais completos materiais da Poliedro, o OCTA +. As turmas ainda têm pelo menos 1 mês de revisão no final do curso, focado no Enem, vestibular da UnB e nas faculdades paulistas. Essas turmas foram projetadas para aqueles alunos que querem ver todo o conteúdo com mais tempo, de forma aprofundada.

Turmas Combo Desempenho 2 Semestres Matutino

Turmas focadas, objetivas e que trabalham todo o conteúdo objeto do ENEM e do vestibular da UnB duas vezes ao longo do ano: uma vez no primeiro semestre e outra vez no segundo semestre. Essas turmas foram projetadas para alunos que querem ver o conteúdo completo, de forma objetiva e que tenham a oportunidade de estudar o conteúdo duas vezes, aumentando a possibilidade de fixação e de tirar dúvidas.

Turmas Persistência Anual Vespertino/Noturno

Turmas que aprendem todo o conteúdo ao longo do ano, no período da tarde ou à noite. Foram projetadas para alunos que trabalham, que ainda estão na escola ou que querem uma carga horária ligeiramente menor. A Persistência Vespertino também foca no PAS 3/UnB, com aulas de obras no segundo semestre do ano

Turmas PAS 1 e PAS 2 Vespertino

Para quem tem o objetivo de aprender todo o conteúdo do Programa de Avaliação Seriado da UnB em um semestre letivo. Foram feitas para alunos que estão na escola (primeiro ou segundo ano do ensino médio) e querem se preparar para o PAS 1 ou PAS 2.

Aproveite para realizar a sua matrícula no melhor curso pré-vestibular de Brasília e região. É o primeiro passo para conquistar sua vaga na graduação dos sonhos!  

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *